quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

"DIREITO DO CONSUMIDOR"--Sua roupa tem garantia?

Pode parecer estranho, mas roupa também tem garantia. Todo produto tem garantia, inclusive roupas, já que se trata de um bem durável. Portanto, a garantia é de 90 dias. Você pode trocar a roupa, quando ela apresentar defeito ou não oferecer informação suficientemente adequada ao consumidor.

“Está no artigo 6º, inciso 3º do Código de Defesa Consumidor, que diz: são direitos básicos do consumidor : informação adequada e clara sobre o produto qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam”.

Exemplo: você compra uma roupa e a lava com sabão em pó. Conclusão: a roupa mancha, encolhe ou estica. Se o produto não veio com a orientação correta na etiqueta, de como deve ser lavado, você tem direito a troca, mesmo que já tenha usado, mas com a condição de estar dentro do prazo de 90 dias. Agora, se você não seguir as instruções e lavar de qualquer jeito, pode perder o seu direito .

Para exercer o seu direito, não deixe de ter em mãos a nota fiscal, que é a prova da data da compra.O artigo 26, inciso 3º o ampara: “o direito de reclamar pelos vícios, aparentes ou de fácil constatação, caduca em 90 dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis".

Fique atento também às costuras das roupas. Em muitos casos, conforme o uso diário, elas podem começar a apresentar uma certa elasticidade no tecido e, com isso, perder a textura. Você também tem todo o direito, na hora da compra, de abrir a embalagem e experimentar a roupa para ver se ficou de seu gosto e verificar a algum defeito. Isso é muito comum em alguns tipos de tecido.

Exemplo disso são as meias femininas, vendidas em embalagens fechadas, que impedem o consumidor de experimentar.

Muitas vezes, quando o consumidor vai abrir a embalagem , a meia já está desfiada ou com algum defeito de fábrica. Saiba que você tem o direito de abrir a embalagem, na frente do vendedor, e verificar a qualidade do produto.

Se ele afirma que o produto é de boa qualidade, mas não lhe dá o direito de verificar, compre com a condição examinar na presença do vendedor e trocar, se tiver defeito. Comprovada a deformidade, o vendedor está obrigado a trocar e, se não o fizer, estará dando afirmação falsa e isso é crime. Preste atenção no que diz o Código, artigo 66:

“Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena – Detenção de três meses a um ano de multa”.

Vale lembrar que a garantia é obrigatória, independente de estar ou não por escrito, e o fornecedor não pode fugir dessa responsabilidade artigo 24 do CDC. Exija seus direitos, na hora das compras, e não compre “gato por lebre”.

Celso Russomanno

Celso Russomano

16 comentários:

  1. Olá aqui na minha cidade tem uma loja as roupas não podem ser experimentadas e se no caso eu chegar em casa e a peça nao me servir eu não posso trocar, eles não fazem troca. Mesmo em casos de presentes. A resposta da vendedora é a seguinte: MEDE AI NO SEU CORPO MAIS VESTI NAO PODE E NEM TROCAR. como agir e quais os meus direitos

    ResponderExcluir
  2. Ganhei uma blusa e fui até a loja p efetuar a troca. Na blusa constava a etiqueta e o valor, no ato da compra a vendedora não tirou o valor nem colocou a data de compra. Como não sei a data a qual esse presenté foi comprado e também não tinha na etiqueta essa informação a qual a dona que por sinal muito arrogante falou q este não era o procedimento da loja d deixar o preço na blusa e falou que a blusa estava suja. Sendo que quando ganhei olhei a blusa e não gostei guardei p efetuar a troca não reparei q estava suja. Ela não quis trocar a blusa e foi muito ignorante. Dando a entender q eu estava errada sendo q a vendedora não fez o procedimento correto. O que devo fazer p ter meus direitos. Sem falar a maneira que ela me tratou desfazendo de mim.

    ResponderExcluir
  3. Comprei uma camiseta pólo e azul com branco meu marido usou e no dia seguinte lavei na mão com sabão em barra quando olhei no outro dia havia manchado deixei na loja a dona disse que levou e eles alegaram que foi o jeito que lavei falou que usei venis pra usar venis numa roupa nova e que eu saiba ele é pra tirar manchas o que devo fazer

    ResponderExcluir
  4. olo trabalho com tm plus sizer e muitas vezes ela adiquiri um tamanho menor que o delas , nesses casos sou obrigada a trocar caso o tecido nao aguente a pressao?

    ResponderExcluir
  5. Olá,comprei uma blusa e usei uma vez pra sair e um moletom, e essa blusa começou a dar bolinhas de pelos no mesmo dia no final do dia já estava completamente cheia de pelos, o que eu faço nessa citação troco ou deixo pra lá? Grata aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  6. Comprei um vestido preto e branco que seria usado sempre. Não é vestido de festa, nada disso. Uso diário . Não percebi a instrução p lavagem a seca pq nunca imaginei q toda vez q fosse usar teria q mandar lavar n lavanderia específica p lavar a seco. Se soubesse nem compraria pois ficaria inviável financeiramente. Lavei e acabou manchando a parte branca. Posso colocar n justica ?

    ResponderExcluir
  7. Comprei um vestido d dia a dia que não percebi q a lavagem era a seco. Toda parte preta manchou a parte branca. Não sendo roupas de festas não vi necessidade de olhar a etiqueta porém a loja se negou em trocar. Me senti lesionada pois não posso e fica inviável ter uma roupa q usaria semanalmente, ter q colocar n lavandeira. Como proceder neste caso? Existe possibilidade de eu contestar na justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, se as instruções de lavagem estavam especificadas na etiqueta da roupa, você não tem direito a entrar na justiça.

      Excluir
  8. Olá... Comprei um sapato de couro e o meso desbotou todo após a primeira lavagem. Fui a loja onde comprei e a gerente apenas disse que couro não se lava. Falei que não havia nenhuma instrução de lavagem na peça e ela mesmo assim negou a troca.
    E agora? Eu estou no meu direito ou essa lei da etiqueta das peças tem exceções?
    Joekleb@outlook.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, fiz compra de um casaco de lã e após usar várias vezes fui fazer a lavagem. Lavei a mão e ele encolheu, inclusive fica aparente o forro do casaco. Levei na loja e enviaram para analise, depois de 5 dias me deram retorno dizendo que eu lavei errado, que deveria ter sido lavado a seco. Na hora da compra a vendedora inclusive falou que poderia lavar na máquina... E agora o que eu faço?

    ResponderExcluir
  10. COMPREI UM VESTIDO DE FESTA E A LOJA INDICOU A COSTUREIRA PARA FAZER OS AJUSTES E CORTAR UM PEDAÇO POIS ERA MUITO COMPRIDO, A COSTUREIRA ESTRAGOU O VESTIDO, EU VOLTEI NA LOJA E A DONA VERIFICOU QUE REALMENTE ELA ESTRAGOU, PEDI MEU DINHEIRO DE VOLTA, POIS ELA NÃO TINHA VESTIDO PARECIDO NA COR E NO VALOR, A LOJA SE NEGOU DE DEVOLVER E QUER QUE EU RETIRE EM OUTRA MERCADORIA, DISSE QUE JÁ ENTROU NO SISTEMA E NÃO PODE ME DEVOLVER O DINHEIRO, QUERO SABER SE É ISSO MESMO OU NÃO E QUAL O CÓDIGO DE DEFESA PARA EU ARGUMENTAR. PRECISO URGENTE DA RESPOSTA POIS ESTOU INDO AGORA RESOLVER OBRIGADA ALAIDES

    ResponderExcluir
  11. COMPREI UM VESTIDO DE FESTA E A LOJA INDICOU A COSTUREIRA PARA FAZER OS AJUSTES E CORTAR UM PEDAÇO POIS ERA MUITO COMPRIDO, A COSTUREIRA ESTRAGOU O VESTIDO, EU VOLTEI NA LOJA E A DONA VERIFICOU QUE REALMENTE ELA ESTRAGOU, PEDI MEU DINHEIRO DE VOLTA, POIS ELA NÃO TINHA VESTIDO PARECIDO NA COR E NO VALOR, A LOJA SE NEGOU DE DEVOLVER E QUER QUE EU RETIRE EM OUTRA MERCADORIA, DISSE QUE JÁ ENTROU NO SISTEMA E NÃO PODE ME DEVOLVER O DINHEIRO, QUERO SABER SE É ISSO MESMO OU NÃO E QUAL O CÓDIGO DE DEFESA PARA EU ARGUMENTAR. PRECISO URGENTE DA RESPOSTA POIS ESTOU INDO AGORA RESOLVER OBRIGADA ALAIDES

    ResponderExcluir
  12. COMPREI UM VESTIDO DE FESTA E A LOJA INDICOU A COSTUREIRA PARA FAZER OS AJUSTES E CORTAR UM PEDAÇO POIS ERA MUITO COMPRIDO, A COSTUREIRA ESTRAGOU O VESTIDO, EU VOLTEI NA LOJA E A DONA VERIFICOU QUE REALMENTE ELA ESTRAGOU, PEDI MEU DINHEIRO DE VOLTA, POIS ELA NÃO TINHA VESTIDO PARECIDO NA COR E NO VALOR, A LOJA SE NEGOU DE DEVOLVER E QUER QUE EU RETIRE EM OUTRA MERCADORIA, DISSE QUE JÁ ENTROU NO SISTEMA E NÃO PODE ME DEVOLVER O DINHEIRO, QUERO SABER SE É ISSO MESMO OU NÃO E QUAL O CÓDIGO DE DEFESA PARA EU ARGUMENTAR. PRECISO URGENTE DA RESPOSTA POIS ESTOU INDO AGORA RESOLVER OBRIGADA ALAIDES

    ResponderExcluir
  13. Comprei duas camiseta e mandei pra um gráfica para coloca um estamar na primeira lava com água e lembrando que lavei na mão a tinda comessou assim tenho algum direito?

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV