Header Ads

FALTA BOM SENSO E RESPONSABILIDADE

por José Armando Vannucci

Usar imagens impactantes é um dos recursos para prender a atenção do telespectador não somente nos telejornais popularescos ou policias, mas também em documentários, novelas, filmes, seriados e até mesmo nos infantis. Na TV imagem é tudo. É audiência, é narrativa, é atração, é o produto principal. Num documentário do Discovery Channel, por exemplo, esse recurso aparece quando a câmera registra o exato momento da explosão de um vulcão e o close nas expressões de sofrimento do vilão antes de sua morte é a imagem impactante na novela ou no cinema. Um outro recurso para garantir audiência é a linguagem do reality show, que tenta levar o telespectador o mais perto possível do acontecimento e evita as maquiagens naturais da dramaturgia e dos shows.

O “E-24″, que a Band exibe às terças-feiras, utiliza esses dois recursos e tem alcançado bons índices. No vídeo aparecem casos impactantes de um atendimento emergencial e, para quem gosta, muito sangue, fraturas expostas, coração pulsando, cortes profundos, buracos de tiro … apelo não falta para impactar o público. Programas assim costumam registrar altas audiências e pouco faturamento, já que os anunciantes evitam associar suas imagens a tanta apelação. O problema não é recorrer a esse tipo de imagem, porque assiste quem quer, mas não dá para o programa exibir o atendimento de um rapaz alcoolizado que se jogou de uma laje a cinco metros de altura e chegou ao hospital com fraturas expostas. No vídeo, as legendas deixam claro que, ao responder a um médico, o rapaz diz que pulou porque estava tudo errado em sua casa, na sua vida. É preciso ter responsabilidade na hora de veicular histórias desse tipo, com ou sem morte no final. Televisão é um bom ou mau exemplo para quem assiste. Mesmo porque, até onde eu sei, nenhum veículo de comunicação exibe tentativas de suicídios e suas consequências. É uma questão de bom senso e responsabilidade.

Um comentário:

  1. "FALTA BOM SENDO E RESPONSABILIDADE"

    Não seria FALTA BOM SENSO ou invés de SENDO?

    Olha o erro de português galera do audiência na tv.

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.