quarta-feira, 22 de junho de 2011

Direitos autorais impedem canal Viva de reprisar novelas da Globo

O canal Viva teve de rever a decisão de exibir várias novelas e minisséries antigas da Globo. Algumas dessas produções já estavam programadas para ir ao ar, mas as transmissões foram canceladas porque o canal não detém integralmente os direitos autorais das obras.
Entre essas produções estava Tieta, novela de 1989 escrita por Aguinaldo Silva, candidata a substituir a reprise de Vale Tudo.
Baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela não foi liberada pela família do autor para uma reprise. Eles pediram um valor considerado alto pela diretoria do canal. Em seu lugar, o canal escalou a reprise de Roque Santeiro.
Tereza Batista foi outra obra baseada em um livro de Jorge Amado que também teve sua exibição cancelada pelo canal.
O Viva não conseguiu a liberação da família do escritor baiano para reprisar a minissérie, escrita por Vicente Sesso, em 1992, e baseada no livro Tereza Batista Cansada de Guerra.
A última desistência do Viva foi Riacho Doce (1992). Também de Aguinaldo Silva e baseada no romance homônimo de José Lins do Rego, a minissérie estava confirmada para o lugar de A, E, I, O... Urca (1990), mas teve sua exibição cancelada, pelos mesmos problemas das obras de Jorge Amado.

Daniel Castro.

0 CLIQUE AQUI E COMENTE !:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV