Header Ads

Globo perde direito de refazer "Roque Santeiro" possivelmente para o SBT

A Globo perdeu os direitos dos textos de todas as novelas escritas por Dias Gomes (1922-1999), um dos principais nomes da teledramaturgia nacional. Os direitos agora pertencem aos cinco filhos do autor.
Isso quer dizer que a Globo não pode, sem autorização da família, gravar uma nova versão de novelas e minisséries do escritor, como Roque Santeiro (1985),  O Bem-Amado (1973), Saramandaia (1976), O Pagador de Promessas (1988), Araponga (1990) e As Noivas de Copacabana (1992).
Mas a emissora pode, sim, reprisar essas obras, porque detém os direitos de produção delas. Tanto que o canal Viva, da Globo, reprisará Roque Santeiro a partir de julho.
Os direitos sobre os textos das obras expiraram há mais de dois anos, mas só agora voltaram para as mãos dos herdeiros, porque só em maio último ficou pronto o inventário da morte do escritor.

Roque Santeiro no SBT?
Os herdeiros de Dias Gomes estão negociando os direitos sobre os textos com todas as redes abertas. Ou seja, hipoteticamente o SBT poderá realizar um remake de Roque Santeiro se comprar o roteiro original da novela escrita para a Globo e o roteiro da peça de teatro O Berço do Herói, que inspirou a novela.
Ao R7, Alfredo Dias Gomes, filho do dramaturgo e um dos herdeiros, confirmou as negociações e disse estar chateado com a Globo.
“Estamos, sim, negociando com outras emissoras, porque é uma falta de respeito o que a Globo vem fazendo com as obras do meu pai. Em dez anos, o que eles fizeram com as novelas que tinham direito? Nada”, conta Alfredo.
E complementa: “Se a TV Globo é o que é hoje, é graças ao meu pai e minha mãe [Janete Clair, 1925-1983]”.
Alfredo diz que o valor oferecido pela Globo para manter os direitos sobre os textos foi “irrisório”.
“Eles ofereçam um valor muito abaixo do que o mercado pode pagar. Estão fazendo o mesmo que fizeram com as novelas radiofônicas da minha mãe, que acabamos vendendo para o SBT”, desabafa.
O herdeiro confirma ainda interesse da rede de TV mexicana Televisa e de uma produtora de Los Angeles, cujas negociações já estão mais avançadas, para fazer um filme independente baseado na peça de teatro Santo Inquérito.

Daniel Castro.

Um comentário:

  1. então, posso fotocopiar, ou enviar estes para outros? posso fazer uso rem ter que pagar nada?

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.