terça-feira, 12 de julho de 2011

Acusado de plágio, SBT tem de tirar programa do ar

Arquivo ADTV - Anúncio publicado no site do SBT em janeiro de 2009
A juíza da 7ª Vara Cível da Comarca de Osasco, Sinara Palhares, decidiu hoje que o SBT terá de tirar do ar o programa "Qual é Seu Talento?" A decisão foi tomada com base em pedido da empresa FremantleMedia. A juíza entendeu que o programa do SBT é um plágio de "Britain's Got Talent", cujo formato pertence à Fremantle no Brasil.

O SBT, por meio de seus advogados, já foi informado da decisão, e declarou, por meio de sua assessoria, que irá recorrer. O SBT disse também entender que, segundo a decisão, o SBT não poderá produzir a próxima temporada, sendo certo que o Judiciário permitiu o término da temporada que está no ar."
A Fremantle já havia vencido em instância anterior, no dia 7 de junho último. Apesar de a decisão lhe ter sido favorável, o SBT recorreu ao mesmo tempo em que desobedecia a decisão provisória, mantendo o programa no ar.

SBT e Fremantle brigam na Justiça há quase quatro anos. Em 2008, a produtora, detentora de formatos como 'Ídolos', tinha contrato com o SBT, mas decidiu não renová-lo e mudar a parceria para a Record.
Silvio Santos acusou a empresa de descumprir o contrato, que dava ao SBT o direito de preferência na renovação do reality. Ele iniciou um processo contra a Fremantle e no ano seguinte, 2009, criou o 'Qual é seu Talento?', cujo formato lembra 'Ídolos'.
A Fremantle contra-atacou com outro processo, exigindo que o SBT retirasse do ar seu programa de talentos, apontando na ação todos os pontos e quadros idênticos a formatos seus.

Créditos - Folha Online.

Um comentário:

  1. É só o Silvio Santos mudar o nome para Show de Calouros, que ele apresentou durante ano.

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV