Header Ads

ADTV - SBT, enfim dá explicações sobre os "Episódios Perdidos do Chaves"

"Episódios Perdidos" é a denominação que nós internautas demos para episódios de Chaves e Chapolin que não são mais exibidos ao longo dos anos por vários motivos.Neste sábado dia 2 de julho o SBT deu lá suas explicações. E o ADTV-Audiência de Tv explica detalhadamente tudo.

1- Perda da qualidade das fitas:
Por serem fitas muito antigas e tantas vezes exibidas, as fitas foram se desgastando e se deteriorando com o tempo, o que comprometeu a qualidade da imagem de vários episódios e assim não valeria a pena e algumas até seria impossível de serem copiadas para o novo sistema de exibição de fitas que o SBT adotou quando quando se mudou para o CDT da Anhanguera. Não seria de interessante para o SBT fazer cópias para o sistema BETACAM/SP DIGITAL, sistema que é usado hoje pela emissora.

2- Substituição:
Já que existem várias versões da mesma história de um capítulo, o SBT optou por exibir uma cópia mais nova de um outro capítulo com a mesma história por motivo de qualidade de imagem e economia.

3- A falta de interesse do SBT em remasterizar episódios das fitas antigas:

Outra motivo pode ser a falta de interesse do SBT para fazer novas cópias dos tais episódios que estão no arquivo, um processo que não valeria de nada para eles, já que a série mesmo com os episódios atualmente exibidos daria, na suposição deles, o mesmo ibope que os "perdidos". É mais ou menos o ditado: "Não se mexe em time que está ganhando".

4- Vencimento do contrato de exibição

O SBT não teria renovado os direitos de exibição sobre vários episódios, uma vez que existiam as novas versões e não valeria à pena gastar dinheiro passando os "velhos". Essa hipótese poderia estar diretamente ligada à da substituição das versões. Como estes episódios foram comprados em pacotes, muitos outros episódios do pacote que não possuem outras versões também foram sacrificados, incluindo episódios que só foram exibidos uma vez.Ainda existem boatos que nem mesmo a própria Televisa tem todos os episódios do seriado, o acervo do SBT é maior, mas esconde.

5- Censura:
Episódios com cenas "não recomendadas" para crianças, com atitudes dos personagens que influenciariam o público infantil a cometeram tais atos. Veja exemplo de dois episódios que não são mais exibido.

*"Os Inseptos" -1ª versão: Chaves lambe o ferro quente de passar roupas  

*"Brincando de Atropelamento"(A cruz vermelha 1ª versão): Chiquinha coloca esmalte de unha no olho do Kiko para simular o sangue na tal brincadeira.(coisa que seria perigoso na vida real)



As hipóteses absurdas

Muito especularam e muito foi dito sobre o desaparecimento do episódios, dentre as mais conhecidas estão:

[MENTIRA].: Um incêndio nos arquivos de fitas do SBT que causou a danificação de vários episódios.
[MENTIRA].: Um alagamento na antiga sede do SBT que teria atingido a seção de fitas.

Porque escapam cenas de "episódios perdidos e nunca vistos nas chamadas e vinhetas?

Vejam o mais provável motivo... Nos últimos anos o SBT vem digitalizando todo o seu acervo de vídeo para o sistema DST. Um sistema digital onde tudo é catalogado em um computador e a fita não entra em contato com o leitor.

Atualmente o SBT já digitalizou quase, senão todos os episódios que não foram remasterizados quando o SBT mudou para o Anhanguera, além dos que ficaram na gaveta depois de serem exibidos. Enfim todas as fitas referentes a Chaves e Chapolin.

Quando precisam fazer alguma chamada ou vinheta, o departamento de Criação Visual vai a sala de ARQUIVO DIGITAL e solicita algumas imagens das séries para ilustrar a chamada pois não podem pegar das fitas editadas que ficam na Sala Mestre onde são exibidos os programas e onde ficam as fitas pré-editadas dos episódios que vemos atualmente.

Já que nesse Arquivo Digital estão todos os episódios de Chaves e Chapolin , por ventura acabam vindo na tal fita e são colocados no ar sem ao menos os criadores da chamada saberem que aquele é um episódio que não é exibido.

Do arquivo digital DST são gravadas fitas BETAMCAM SP/ DIGITAL que serão usadas para a exibição na programação.

Quando uma pessoa da produção de algum programa ou jornal da emissora necessita de imagens de anos atrás, vai ao arquivo digital e pede uma cópia das imagens.

Aí vocês perguntam: Porque o departamento de programação da emissora não vai ao Arquivo Digital e pedem tais cópias dos "perdidos"?

Resposta: Do jeito que são relaxados, descuidados e não se interessam pelo o que é dito pelos telespectadores e menos pela programação da emissora, o departamento de programação nem deve saber da existência dos episódios engavetados e se souber não dão a mínima pois pra ele a acomodação fala mais alto. Pra eles é bem mais fácil continuar com os episódios em exibição atualmente que dão ótima audiência do que se preocupar com o que está no arquivo.
Nesse meio de televisão só tem maluco. Os responsáveis pela programação da emissora estão muito ocupados com os milhares de programas, filmes e outras séries da emissora do que Chaves e Chapolin.

Só pra registrar.São aproximadamente 75 episódios do Chaves que o SBT esconde dos
telespectadores.E 14 episódios do "Chapolin,sendo que 4 nunca foram exibidos.


Texto: Webmaster BrunoSamppa
Edição: Alan Junior de Queiroz
*Agradecimentos especiais: Igor C.de Barros, Esteban Portugués e Turma CH

Um comentário:

  1. Uma parte q deixa o Brasil chateado é um épsódio do Chapolin... História da Branca de Neve q são 3 epsódios, más o 3° nunca foi exibido... já q as fitas estragaram (dizem)aí vem a pergunta, porq o sbt não encomenda a Televisa este 3°episódio? Dizem tambem q a Televisa não tem alguns episódios então, parte pra outras emissoras q compraram Chaves para adquirir este episódio!!! é falta de interesse e atenção do sbt e quem perde é agente!

    Cesar de Salvador-Ba

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.