sábado, 16 de julho de 2011

Bispo da "Igreja Universal" incentiva criança a vender brinquedos e doar dinheiro


Uma criança de nove anos é incentivada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar.
A cena ocorreu em culto da Universal em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e está sendo exibida em vídeo no blog do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.
A Universal foi procurada ontem para comentar o vídeo, mas não deu retorno até o fechamento desta edição.
No vídeo, o menino conta ao bispo Guaracy Santos que seus pais têm brigado com frequência. O bispo pergunta que sacrifício ele fará pelos pais. "Eu vou dar tudo que eu tenho", responde a criança. Guaracy devolve: "E o que é tudo que você tem?". "Brinquedo", diz o menino.
O bispo insiste: "Você vai vender?". A criança diz que sim, e Guaracy pergunta, referindo-se ao dinheiro: "Pra colocar onde?" "No altar", promete a criança.
Em seguida, sua mãe aparece em crises de convulsão, sendo segurada por um obreiro da Universal. O bispo diz que ela tem "o demônio" e "uma praga". Depois, incentiva a criança a se aproximar. "Vai lá perto e fala: acabou pra você, diabo."
E conclui: "Seja fiel, vende o que você tem. Tem fé pra isso? Vai na tua fé".
Especialistas disseram à Folha que, embora não haja um artigo que trate explicitamente do caso, o vídeo fere os princípios do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao expor o menino a possíveis constrangimentos, mesmo com o rosto borrado.

DIREITO DA CRIANÇA
Ricardo Cabezón, presidente da Comissão de Direitos Infanto-Juvenis da OAB-SP, diz que o recurso não impede que o menino seja identificado por conhecidos.
"A criança deve ser poupada. Se a própria mãe está numa situação de incapacitada, nas mãos de outra pessoa, não se pode pegar uma criança para que ela explique o que está se passando."
A advogada Roberta Densa, que dá aulas sobre o ECA, avalia que o bispo se aproveita da condição "vulnerável" da criança. "É uma situação de manipulação."
Para João Santo Carcan, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o papel da igreja, ao tomar conhecimento de um problema desses, seria entrar em contato com os órgãos públicos de assistência social. "Ali tratam a criança como instrumento de receita", diz.
O vídeo foi postado no YouTube e noticiado ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Até ontem tinha 571 comentários no blog de Macedo, a maioria de fiéis da Universal. Muitos elogiam a "valentia" do garoto.

12 comentários:

  1. JEFF- Publicitário e Militar da FABsábado, 16 de julho de 2011 13:35:00 BRT

    os bispos ensinando desde pequenos as crianças serem fiel a Deus e mostrar prá elas que brinquedo não é o primeiro lugar na vida dela e sim,Deus! parabéns a eles, tem que aprender desde pequenos,talvez se eu tivesse sido fiel desde criança,concerteza não teria sofrido tanto na minha familia, hoje eu corro atrás do prejuízo! ser fiel é questão de fé!
    caro editor desse assunto:Veja que se o brasil nao aprender a ter Deus em primeiro lugar,quem perde é nós mesmo!
    Quem não dá prá Deus,dá pro Diabo!
    #queremosPaznaFédocristao

    ResponderExcluir
  2. mais uma da igreja que não gosta de dinheiro,cuidado Deus não perdoa que usem seu santo nome em vão.

    ResponderExcluir
  3. Sou visitante assíduo do blog, adoro as matérias e acompanho a audiências dos meus programas favoritos agora Não entendo o porque de o site publicar matérias sobre religião se o assunto é tv, saiba que há muitos evangélicos que gostam do blog e se sentem ofendidos com algumas reportagens, vcs não podem generalizar não é porque um errou que todos são culpados, deixo aqui minha insatisfação espero que me compreendam

    ResponderExcluir
  4. isso é uma vergonha...so que o pastor ñ sabe o significado desta palavra,,,, só a palavra DINHEIRO E MAIS DINHEIRO

    ResponderExcluir
  5. vc não pode fala da quilo vc não sabé!!!suo mebro
    da iurd, e o pastor não impõe nada a niquei, vc faiz si quizer!!!

    ResponderExcluir
  6. primeiro que o bp.nao incentivou o menino a fazer nada,só esse menino é que sabe o que estar passando dentro de casa com os pais sempre brigando,e depois a mae nao estar em uma crise convulsiva e sim manifestada com demonio que as pessoas acha que n existe.(melhor pra ele)e se o garoto tem fé,quem pode dizer que el n pode fazer?ou sera que n estamos em um pais laico,se os indios podem enterrar crinaças vivas ou ate mata-las por terem algum problemas e sao umuntaveis,porque nós nao podemos exercer nossa fé?o tapa na cara desses incredulos sera o grande testemunho dessa familia unida de novo e muito felizes..porque aunica coisa que estao preocupados é ferrar com o bp. macedo..vão acolher as crinaças que estao nas ruas se drogando e se prostutindo..que isso n é de competencia de vcs.o que o eca deve fazer nao faz......

    ResponderExcluir
  7. Que absurdo ver uma pessoa dizer que quem não dá a Deus, está dando ao diabo. Que a vida foi sofrida e agora está correndo atrás.
    Desde quando Deus precisa de dinheiro? Desde quando Deus prometeu uma vida fácil para a gente se nem Jesus teve uma vida fácil.
    Realmente, esses protestante são um bando de filhos da puta que ficam usando o nome de Deus.

    ResponderExcluir
  8. se ele e ladrão ou não problema dele seu panaca que publicou isso apartir de hoje eu e meu companheiros não assesamos mais essa bosta de blog do inferno eu achei que o assunto dessa merda era audiencia de tv seu panaca cuida da sua vida se ele e ladrao deixa ele roubar sosegado ou então tenta paralos si e que pode babaca

    ResponderExcluir
  9. prezado anonimo todo o mundo sabe que a iurd não passa de uma caixa forte do patinhas e seus pastores são especialista na arte de extorquir dinheiro de pessoas simples acorda mané. enquanto eles moram em mansoes em miami e nos jardins tu moras em favelas.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que absurdo esse video, como eles podem veicular um video desse. Primeiro Que Deus não precisa de Televisão pra mostrar o seu poder e sugundo , é perceptivel a incapacidade espiritual do bispo que esta "expulsando o demônio daquela mulher" Que igreja é essa, gente! nossa. Chega disso.

    ResponderExcluir
  11. Muito longe doque ensinou Jesus Cristo em uma de suas parabola: vai, vende tudo que tem e dás aos POBRES.

    ResponderExcluir
  12. nossa gente credo usando o nome de Deus pra manipular as pessoas BANDO DE GOLPISTAS E APROVEITADORES

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV