quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Em reportagem, Globo esconde marca de carro com 'esparadrapo'

RICARDO FELTRIN
EDITOR E COLUNISTA DO F5
 
O "Conecte", quadro de serviço e tecnologia do "Jornal da Globo", aderiu à moda de apagar marcas de empresas em suas reportagens. Na semana passada, o quadro abordava carros que traziam novidades integradas, como acesso à internet. No vídeo, é possível ver que a produção cobriu de forma um tanto tosca o logotipo da Toyota ao volante. Aparentemente, com esparadrapo ou algo parecido. Veja cinco notinhas abaixo...

Curiosamente...
Na mesma matéria em que retirou a marca japonesa, a Globo incluiu o nome da empresa na qual trabalhava o entrevistado: "Rafael Giorgi, especialista em produtos da Kenwood".
Outro lado
Esta coluna ouviu a Globo sobre o que entendeu como incongruência e perguntou se as marcas estavam sendo apagadas porque a emissora queria vendê-las, como uma espécie de "merchandising". Eis a resposta da Central Globo de Comunicação:
"O quadro 'Conecte' não é comercializável. Mesmo que as marcas se interessem, elas não podem comprar esse espaço."
Réplica
A coluna então questionou sobre o porquê de se esconder o logo da Toyota, já que ela nem poderia comprar o 'merchan. A resposta da CGCom:
"O conceito do quadro é mostrar as novidades tecnológicas. Só mencionamos marcas quando essa citação é entendida como uma informação relevante e útil aos telespectadores. O cuidado é simplesmente para que não pareçam propaganda."
Bah...
A coluna até ponderou em perguntar em seguida o porquê, então, de o nome da Kenwood estar tão destacado, mas lembrou que a CGCom poderia dizer que era informação relevante, então deixa pra lá.
Histórico do apagador global
A prática de eliminar logotipos e marcas de reportagens têm sido frequente nos últimos anos.

0 CLIQUE AQUI E COMENTE !:

Postar um comentário

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV