segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fifa irritou Dilma no RJ ao negar credencial para rivais da Globo

Um dos principais motivos de irritação de Dilma Rousseff com o COL (Comitê Organizador Local) e a Fifa foi um pedido negado de credencias para jornalistas que fazem a cobertura diária do Palácio do Planalto.
Às vésperas do sorteio das eliminatórias da Copa de 2014, a equipe da presidente pediu cerca de 80 credenciais. Conseguiu algumas, mas a Fifa não quis dar autorização para Record e SBT acompanharem Dilma no evento.
O COL informou ao estafe presidencial que a federação internacional não poderia ferir o contrato com a Globo, que tinha exclusividade na solenidade, organizada pela Geo Eventos, da qual a emissora é uma das sócias.
Dilma se irritou. Ela e seu estafe interpretaram como uma retaliação de Ricardo Teixeira à Record, que tem exibido reportagens com denúncias contra o dirigente. A equipe da presidente alegou que o COL e a Fifa podem escolher seus parceiros. Mas o Governo Federal tem que garantir os mesmos direitos a todos. E é praxe os jornalistas de Brasília seguirem a comitiva presidencial.
Como resposta, o governo marcou uma entrevista de Pelé, na véspera do sorteio, no Museu de Arte Moderna do Rio, fora da jurisdição da Fifa e do COL. Lá todas as emissoras de TV tinham passe livre.
Para o governo, a Fifa foi arrogante. O COL argumentou que além do problema contratual havia uma limitação de espaço, sem contar que o prazo para credenciamento já tinha terminado. Defendeu-se também dizendo que concorrentes da Globo tiveram liberdade para trabalhar nas entrevistas após o evento.
A tendência é que mais atritos como esse aconteçam, pois os parceiros na organização da Copa tem interesses diferentes e conflitantes.

5 comentários:

  1. Achei ótimo terem barrado a record.

    ResponderExcluir
  2. Assim é fácil ficar sempre na liderança. Proibindo outras emissoras de fazerem também o seu trabalho. Dilma está corretíssima: Direitos iguais para todos.

    ResponderExcluir
  3. Para ser aprovado os comentários é muito demorado. A not´cia fica velha e ninguem mais comenta.

    ResponderExcluir
  4. Tem que acabar esta pouca vergonha de plim plim falar pelo Brasil nas olimpiada, nos jogos de futebol que comeca sempre depois do horario das novelas prejudicando os trabalhadores. No tempo da ditadura eles conseguiram esta parada de bloquear as outras emissoras em beneficio proprio. As disputas entre emissorias sao saudaveis para a melhoria de programas e serviços e acaba com a mesmice porque as emissoras terao que apresentar qualidade para vencer no ramo. Quando as autoridades deste pais vao tomar vergonha e acabar com esta porcaria de contrato que so beneficia plim plim. As crianças e juventude do pais agradecem o que os politicos fizerem hoje que e melhorar o Brasil.

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV