Header Ads

Insensata Norma: público tem pena e raiva da personagem

Mauricio Stycer.


É possível um folhetim sem herói ou heroína? Oficialmente, “Insensato Coração” até tem um casal de “mocinhos”, formado por Pedro e Marina, mas eles jamais mereceram dos autores o cuidado que se reserva aos protagonistas de uma trama. Para piorar, os atores que vivem estes personagens, Eriberto Leão e Paola Oliveira, nunca exibiram carisma suficiente para arrebatar o público.
O papel de protagonista da novela foi reservado por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com todo o cuidado, a Norma (Gloria Pires). Técnica de enfermagem humilde e dedicada, foi enganada pelo vilão da história, Leo (Gabriel Braga Nunes), perdeu o pouco que tinha e ainda amargou alguns anos na cadeia por um crime que não cometeu.
Perfil perfeito para uma heroína, Norma leu Dostoievski na prisão e ganhou consciência do seu lugar no mundo. Perdeu a inocência e entendeu que precisava ser não apenas boa, mas esperta, para sobreviver na selva.
Ao final de 100 capítulos, quando finalmente iria começar o reinado de Norma, notou-se que algo deu errado nesta transição. Por motivos que ignoro, os autores transformaram a “nova” Norma numa psicopata, cujo desejo de vingança e, ao mesmo tempo, a paixão por Leo a cegaram completamente.
Para alcançar seu objetivo, a ex-enfermeira foi responsável, direta ou indiretamente, por quatro mortes (Araci, na prisão, Teodoro, Milton e Zeca), transformou seu algoz em escravo, em vez de entregá-lo à polícia, e caminha, nesta reta final, para abraçá-lo, compreendendo que são “iguais”.
Transformada pelo sentimento de amor e ódio por Leo, Norma perdeu as estribeiras completamente. Tornou-se uma pessoa por quem o público alimenta um misto de pena e raiva, uma personagem sem sentido, insensata como a novela que a criou.

Um comentário:

  1. COM TODO RESPEITO AO COLUNINSTA... DISCORDO UM POUCO, POIS O NOME DA NOVELA JUSTIFICA TUDO ISSO QUE VEM ACONTECENDO COM A PERSONAGEM DA GLÓRIA. ELA TEM UM CORAÇÃO INSENSATO E POR ISSO TEM ATITUDES INSENSATAS. ACHO UM NOVELÃO... DAS MELHORES DE GILBERTO... ELE É SEMPRE GENIAL... ELE "FERE'... INSTIGA DISCUSSÕES... TOCA NAS PIORES FERIDAS...
    E VER A GLÓRIA ATUANDO É SEMPRE UM COLÍRIO PRA QUALQUER PESSOA. O GABRIEL TB TÁ MUITO BEM... A DÉBORA É MARAVILHOSA... ALIÁS, AS DÉBORAS... MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.