Header Ads

Repercussão de reportagem sobre Ricardo Teixeira deixa a Globo em situação delicada

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

É impressionante a repercussão da reportagem de três minutos exibida no “Jornal Nacional” de sábado (13) a respeito da investigação policial sobre irregularidades no contrato para a realização do amistoso entre Brasil 6 a 2 Portugal, ocorrido em 2008.
Trata-se de um caso antigo, noticiado pela primeira vez em 2009. A investigação envolve diretamente Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e alguns de seus amigos e aliados no mundo da política e do futebol.
Se a investigação, em si, não constitui novidade, o mesmo não se pode dizer do fato de a Rede Globo ter dedicado tempo de seu mais importante noticiário a ela. Por esta razão, a repercussão da notícia não foi o conteúdo em si, mas as especulações sobre os motivos que levaram o veículo a dar a informação.
Estranho? Não. Parceira comercial da CBF, a Globo vinha sendo bastante comedida há anos na área do jornalismo em investigações próprias ou mesmo na reprodução de notícias de conhecimento público desfavoráveis a Teixeira.
Na famosa reportagem da revista “Piauí”, o presidente da CBF sente-se à vontade para dizer que não teme nenhuma crítica, com exceção daquelas apresentadas pelo “Jornal Nacional”.
Aqui no UOL, o leitor encontrou diferentes interpretações para o gesto da Globo, nos blogs de Juca Kfouri, Perrone e Bruno Voloch, além do que saiu na coluna Painel FC, da “Folha”.
As divergências se dão em relação ao impacto da notícia dentro da CBF, se provocou ou não preocupação, e nas razões que a Globo teria para levar ao ar o assunto.
Mais do que os motivos que levaram a Globo a tratar do caso, para o espectador interessa saber se a emissora tratará regularmente, e com profundidade, das diferentes denúncias envolvendo a CBF e o seu presidente. Só fazendo isso, não causará surpresa quando noticiar algo a respeito.

3 comentários:

  1. VAMOS PARAR COM ESSA LOROTA CARAMBA!
    É O SEGUINTE,
    OS DEFENSORES DA SUCATA DIZEM QUE SÃO MELHORES NISSO, NAQUILO E BLA, BLA, BLA… MAIS NÃO É O QUE LEMOS TODOS OS DIAS E OUTROS POUCOS ASSISTEM.
    O NEGÓCIO É O SEGUINTE.
    GLOBO REINANDO POR MAIS ALGUNS ANOS.
    RECORD VICE LIDER A 4 ANOS E NÃO PARECE ABANDONAR ESSE POSTO PELO MENOS MAIS ESSA DÉCADA.
    JÁ NO CASO DO SBT (SUCATA BRASILEIRA DE TELEVISÃO) ESTÁ PARECENDO UMA MENINA MIMADA OU GAROTO QUE DEIXOU A BOLA CAIR NO TERRENO DO VIZINHO E O CACHORRO RASGOU.
    MORAL DA HISTÓRIA: PÁRA DE CHORAR E COMPRE OUTRA BOLA MEU. SE NÃO TIVER GRANA FAZ O SEGUINTE; PEGA ESCONDIDO UMA MEIA CALÇA DE SUA MAMÃEZINHA ENCHE A MEIA COM RETÁLIOS DE PANOS E SEGUE EM FRENTE MEU!
    SE FICAR COM ESSA PICUINHA VAI FICAR SEM A MEIA E OS PEDAÇOS DE PANOS QUE RESTARAM DA SUCATA DO SBT.
    SE CUIDEM QUE A BANDINHA TA DE OLHO.
    SE VOCÊS FICAREM DE PIRRAÇA VÃO SE DAR MUITO MAL, POIS A BANDINHA ANDA DE MÃOZINHA DADAS COM A GLOBO. E VOCÊS ANDAM COM QUEM?
    ENTÃO FIQUEM COM ESSA E SE APRESEM POIS O QUE FALTA PRA ATINGIREM ALGUM OBJETIVO É O MESMO ABISMO QUE SEPARA VOCÊS (SBT) DAS OUTRAS TRÊS EMISSORAS.
    FICA AÍ O TOQUE

    ResponderExcluir
  2. A PARCEIRA DO MR. TEIXEIRA COMO O CHAMA ANDREW JENNINGS RGLOBO NÃÕ FALOU NADA OU MELHOR FALOU UM PORCENTO DA HISTORIA, ESQUECEU DE FALAR DA LARANJA DO TEIXEIRA A MODISTA, O ENRIQUECIMENTO DO MR TEIXEIRA, PROPINA DA ISL. LER O LIVRO JOGO SUJO DO JORNALISTA ANDREW JENNINGS DA BBC DE LONDRES OS LEITORES DO REFERIDO LIVRO VÃO FICAR PALIDOS E OS MOTIVOS DO SILENCIO DA REDE GLOBO

    ResponderExcluir
  3. NÃO SERA APROVADO FALTA INTERESSE SOBRE O ASSUNTO

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.