Header Ads

Advertências do Ministério da Justiça a TVs crescem 65,5%

As advertências do Ministério da Justiça às redes de TV aberta por descumprimento das regras da classificação indicativa aumentaram 65,5% em 2011, em comparação com o ano anterior, mas seguem em um patamar considerado baixo pelo órgão público.
Foram 48 advertências em 2011 (contra 29 em 2010), para um total de cerca de 10 mil transmissões analisadas anualmente. As emissoras enviam a autoclassificação da programação para o ministério, que pode aprová-la ou não (no último caso, há uma reclassificação).
A Band continua sendo a emissora mais advertida (pulou de nove para 13 advertências), seguida por SBT (dez), Globo (oito), Record e MTV (sete) e Rede TV! (duas).
O motivo que mais leva o Ministério da Justiça a notificar as emissoras é a discrepância entre a autoclassificação dada por elas e aquela considerada correta pelo órgão público -foram 20 notificações por essa razão.
Quinze advertências foram para casos em que as TVs não enviaram a classificação pretendida para os programas.
Davi Pires, diretor-adjunto do departamento de classificação indicativa, diz que "no geral, as emissoras vêm cumprindo as normas".
"A coincidência da autoclassificação das emissoras com aquela dada pelo ministério é de em torno de 90%."

A informação é da coluna Outro Canal, assinada interinamente por Marco Aurélio Canônico e publicada na Folha desta quarta-feira (11).

Um comentário:

  1. A Band está com muitos erros nisso. Lembro-me da mesma exibir o Futurama as tardes com a classificação pra maiores de 12 anos. Lembro-me disso acontecer com um filme na Sessão Livre.

    Pelas baixarias do programa BBB, nem sei pq estão com classificação 12 se num passado distante era pra 16 e nem tinha tanta apelaçao.

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.