Header Ads

Enquanto outros canais fazem retrospectiva, GNT discute perdão

Renato Kramer

Ontem o GNT apresentou um interessante bate papo sobre o 'perdão', no "Marília Gabriela Entrevista". O convidado era o terapeuta familiar Moises Groisman.

"A mulher tem uma maior compaixão, uma maior capacidade de perdoar", afirmou o terapeuta. "O homem é mais rancoroso, mais vingativo do que a mulher', concluiu.

"A mulher perdoa mais facilmente?", perguntou a jornalista. Então Groisman chamou a atenção para a sutil, mas essencial, diferença entre 'perdoar fácil' e ter mais facilidade em perdoar. "Quem perdoa fácil, quem aceita a situação sem perdoar verdadeiramente, pode se tornar algoz do infrator', explica Groisman.

"Onde nasceu o perdão?", pergunta Gabi. "O perdão nasceu dentro da religião", responde o terapeuta. E dá o exemplo do confessionário católico, aonde as pessoas confessam os pecados para adquirirem o 'perdão'. E completou: "as pessoas que não perdoam têm grandes possibilidades de adquirir doenças como o câncer, a tuberculose e doenças auto imunes".

"Então um 'cínico' vive bem? Já que não sente culpa...", retrucou Marília Gabriela. Moises Groisman sorriu enquanto elaborava a sua resposta. "Eu não diria que um cínico vive bem...ele pode se tornar escravo da própria situação", argumentou.

"Depois que meus filhos nasceram, eu perdoei os meus pais. É normal?", indagou a jornalista. "É normal", respondeu Groisman. "Mas tem pessoas que não perdoam os pais pelo que cometeram. Aí, tentam dar aos filhos tudo o que não tiveram, acusando indiretamente seus pais por não terem sido os melhores pais do mundo".

"Existe algo imperdoável?", pergunta diretamente Gabi. "O ato é imperdoável. O que pode ser perdoado é a pessoa", responde objetivamente Moises. "Casos de abuso sexual, por exemplo. O perdão, se existir, não exclui o julgamento legal".

A jornalista então questiona o seu convidado sobre a atual permissividade existente em muitas famílias. "Os pais estão perdoando com muita facilidade", responde o terapeuta familiar. "Por vezes para se livrar rapidamente da situação, e também porque hoje há uma ausência completa de castigos. Falo castigo no sentido de punição. E a punição adequada é necessária". E ainda acrescenta: "família é uma marca a ferro e fogo em todos nós".

"E a infidelidade?", interpela Gabi. "Eu acho que toda infidelidade é sinal de uma crise conjugal. Não só a sexual, mas a financeira, o trair a confiança...mesmo a virtual é infidelidade", declara Moises Groisman. "É a quebra de um código de ética". E continua: "o perdão à infidelidade é possível, desde que os dois estejam interessados em fazer um novo contrato nupcial", completa.

"Eu conheci uma mulher que perdoou o marido publicamente, mas se tornou cleptomaníaca!", declarou Marília Gabriela. "O seu exemplo é ótimo", retruca Groisman. "Perdão fácil, não o verdadeiro. Então a mensagem é: agora ele vai me pagar por tudo o que ele fez comigo!".

"Por que o perdão nos comove tanto?", pergunta Gabi do seu jeito enfático. O terapeuta não se faz de rogado e responde com presteza. "Porque ele mexe com os nossos sentimentos mais profundos. O perdão entra como uma alavanca para melhorar a relação com o outro. Todo o mundo quer estar bem com o outro".

No dia em que todos os canais mostravam o que marcou no ano de 2011, achei oportuno a reflexão sobre algo que realmente pode transformar a vida do ser humano: exercitar diariamente o dom do perdão. Afinal, como afirmou o terapeuta Moises Groisman no final de sua entrevista de ontem para Marília Gabriela, "todos temos algo que gostaríamos que fosse perdoado e algo a perdoar". Feliz Ano Novo.

Um comentário:

  1. Pessoal Participem da nova Comunidade " Tudo Sobre TV": http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=120438798

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.