Header Ads

Minissérie "Rei Davi" tenta impressionar visualmente mas deixa a desejar

Nilson Xavier

Faltou verdade nas falas de Rei Davi, a nova minissérie bíblica da Record que estreou nesta terça-feira (24/01/2012). Na boca dos atores, elas soaram declamadas, tal qual um jogral de igreja. Gracindo Júnior foi um dos únicos atores do elenco que transmitiu alguma verdade com seu personagem, o Rei Saul.
A caracterização da minissérie impressiona, para o bem e para o mal. A fotografia é interessante e os cenários são ótimos. Mas os figurinos femininos pecaram pelo colorido, que fez parecer um carnaval e destoou da unidade estética da atração. Já as perucas e apliques dos atores lembraram mesmo o Carnaval.


As cenas que exigiram efeitos especiais deixaram a desejar, o que ficou visível na sequência em que Davi luta contra um urso, e na que Samuel decapita um homem. O chroma-key só é bem usado quando não percebemos. Bem como os efeitos de computação gráfica que preenchem a tela. E eles foram fartamente utilizados neste primeiro capítulo. A Record já apresentou efeitos especiais melhores em Os Mutantes, em 2007.
A direção de Rei Davi preocupou-se mais em apresentar uma obra grandiosa de se ver na TV do que com a direção de seu elenco. Deveria ser o contrário, justamente por se tratar de uma obra bíblica, em que impressionar pelo texto bem interpretado é mais importante do que apenas pelo visual.

9 comentários:

  1. Quero ver se aceitam meu comentário... Eu discordo dessas críticas... Engraçado que quando tinha personagens coloridas e com um visual deslumbrante em "caminhos das Índias" ninguém dizia nada... Sendo que todos sabem que na Índia há uma grande maioria de pobres.

    A record fez uma grande minissérie e o público adorou esse primeiro capítulo. Qualquer crítica é pura dor de cotovelo de quem torce pela globo e não sabe admitir que a record também consegue realizar grandes trabalhos!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente é uma produção ruim. Pergunto para a pessoa ali de cima se ela consegue, diante do cenário e do linguajar exposto pelo atores, SER TRANSPORTADA PARA A ÉPOCA EM QUE OS FATOS OCORREM? Não consegue, por que? Além de um txto bem escrito falta a cenografia, a fotografia, tudo parece ser de plastico, parece como uma peça teatral, o telespectador não é transportado para dentro da trama. E antes que falem alguma coisa, não é dor de cotovelo não, porque não torço pra nenhuma emissora de tv, apenas tenho pensamento crítico.

    ResponderExcluir
  3. Quem estar deixando a desejar é esse ADTV que não está sabendo comentar os programas de forma justa, fiquem vocês sabendo que esta maravilhosa minissérie da record está sendo sucesso absoluto e quem critica dessa forma é porque não sabe de nada e tem inveja da record, já era pra rede globo, pois essa rede esgoto satânica e manipuladora eu não assisto nem pra ver um parente meu. Agora por que vocês não criticam essa globo em que todos os programas não passa absolutamente nada que presta, ao contrário do que presta a rede esgoto só mostra satanismo nas novelas, maltratam os animais, e povo estrupando outros dentro de reality, é realmente uma tremenda falta de caráter e vergonha, essa globo já deveria sair do ar a muitos anos.

    ResponderExcluir
  4. PERCEBI TUDO INSSO QUANDO ASSISTI A SÉRIE. COMO TODOS SÓ ELOGIAVAM A PERFEIÇÃO EM TUDO, PENSEI QUE EU ESTAVA ERRADA, MAS VEJO QUE ALGUEM TAMBEM TEVE UM OLHAR MAIS IMPARCIAL SOBRE A MESMA. UMA DAS LOCAÇÕES EXTERNAS, POR EXEMPLO, PASSADO NO DESERTO VOCÊ VERIFICA AO FUNDO UMA ENORME AREA VERDE NÃO COMPATÍVEL COM O CENÁRIO. MEU DEUS AS BARBAS E AS CABELEIRAS DOS ATORES ESTÃO HORRIVEIS. OS EFEITOS ESPECIAIS ESTÃO PIORES DO QUE OS PRODUZIDOS NOS FILMES DE ZÉ DO CAIXÃO. NÃO SEI SE, POR TERMOS VISTO TANTAS PRODUÇÕES ESPETACULARES EM FILMES COM TEMAS BÍBLICOS, ESTAMOS EXIGINDO TANTO DESSA MINISÉRIE.

    ResponderExcluir
  5. Quando a record lançou a historia de Ester ,pudemos perceber grandes falhas: Texto ruim, cenarios que não tinham nada a ver com a antiga Pérsia.sem contar as batalhas, que eram muito amadoras, n havia nenhum realismo... Quando foi lançado Sansão e Dalila houve melhoras, mas ainda continuava o texto ruim,que na qual a record sempre manteve em suas novelas. Agora nesse lançamento de Rei Davi, eu tenho que admitir,realmente esta maravilhoso! A record esta de parabens,os figurinos muito lindo,esse negócio de figurinos muito colorido não tem nada a ver, a record estudou sobre as vestimentas da epoca, o texto finalmente está limpo, leve, ou seja esta bom se de assistir,não é igual nas versoes anteriores na qual vc se cansava, dava até sono! as cenas de batalhas finalmente,estam dignas de filme épico americano.Por que nas duas series anteriores a essa vc via o guerreiro atacar mas, não via a espada cortando, e n havia sincronismo, ou seja era um trabalho amador.. Agora com rei Davi a record está de parabens... resumindo td é pura inveja ....

    ResponderExcluir
  6. Isso é inveja?
    Do que?
    Não vi nada para ter inveja!
    Rei Davi é sucesso absoluto?
    Aonde?
    Só nas igrejas evangélicas!

    Concordo com tudo que o ADTV disse, já tinha notado os erros quando assisti o primeiro capitulo. Não precisa ser um “Critico” para notar os graves erros de Rei Davi!
    Rei Davi deixou sim a desejar...O cenário estava ótimo me surpreende muito; já os atores não se encaixam no papel, alguns são bons mais deixam muito a desejar, tirando o rei Saul (Gracindo Júnior) que deu um show de atuação. As falas dos personagens não passam uma realidade da época! A cena com o urso faltou um pouco de realismo (muito amadora) e a do fogo no rosto da feiticeira (segundo capitulo) kkkkkkkk teria vergonha de por no ar àquela cena horrível.
    Não se compara Caminho das Índias com Rei Davi! Caminho das Índias se passava nos dias atuais e Rei Davi se passa 1040 anos a.C.... Como nessa época eles faziam para tingir roupas e fabricar aquele monte de bijuteria que as mulheres usam na serie. Todo mundo sabe que na Índia existe uma maioria pobre, e a novela (Caminho das Índias) não deixo de mostrar esse lado pobre do país, mais o foco não era esse; mas sim mostrar a cultural e a riqueza da Índia.
    Acho que a Record precisa de melhores diretores nas suas novelas e um bom escritor.
    Mas Record esta indo pelo caminho certo, mesmo estando ainda anos luz atrás da Globo.

    ResponderExcluir
  7. INVEJA NADA, SÓ QUEREMOS VER UM TRABALHO BOM NA TELEVISÃO, PODER ASSISTIR ALGUMA COISA REALMENTE LEGAL, QUEM TEM INVEJA NESSA HISTÓRIA TODA É A RECORD QUE SÓ SABE METER O PAU NAS OUTRAS EMISSORAS, AGORA NA HORA DE OLHAR PRO PRÓPRIO RABINHO ELA SENTA EM CIMA!!!

    ResponderExcluir
  8. Quem critica está com inveja da record pronto e acabou. Morram de inveja povo burro.

    ResponderExcluir
  9. Engraçado que alguns sabem abrir a boca pra dizerem que tem "olhar crítico"... Agora eu indago: onde está o olhar crítico de vcs que só sabem descer a lenha nas produções da record ???
    E cadê o olhar crítico de vcs para a novela "fina estampa" ??? parecem que tem medo de criticar a globo...
    Só pq a novela vai bem no ibope não significa q seja boa... Novela bizarra, cheia de absurdos, com uma vilã que mais parece de desenho animado... e cadê o olhar crítico pra isso, hein ??
    Falar mal da record é fácil, mas deixar de reconhecer REI DAVI como uma minissérie maravilhosa, é mera ARROGÂNCIA de quem se acha o dono da verdade.
    É dor de cotovelo, simmmm...
    Parabéns record !!!! (voltarei ao site e quero ver vcs aceitarem meu comentário)

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.