domingo, 5 de fevereiro de 2012

Rei Davi - Na Record, bispos intervêm em série bíblica

Seguidores da igreja de Edir Macedo leem cada linha do roteiro da nova série bíblica da Rede Record e impõem adendos doutrinários

Durante as gravações de Rei Davi, a nova série bíblica da Rede Record, um detalhe causou o maior perereco entre os bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, que controlam a emissora. Eles advertiram a roteirista Vivian de Oliveira e o diretor Edson Spinello sobre certa cena de bruxaria que seria exibida no segundo episódio. “Os bispos queriam que a feitiçaria fosse mostrada como algo grotesco, pois temiam endossar um culto do mal”, diz uma fonte nos bastidores. Mas isso não impediu que rolasse o diabo no set: a atriz Cibele Larrama, que faz a bruxa Allat, foi parar no hospital após queimar o rosto e os cabelos em uma fogueira nada santa.

Essa intervenção não foi isolada: no ar há quinze dias, Rei Davi é um empreendimento feito em total sinergia — para usar um jargão empresarial apropriadíssimo — entre a igreja chefiada por Edir Macedo e a emissora de que ele é dono. A produção de 29 episódios trata de personagens e símbolos do Antigo Testamento recorrentes nas pregações da Universal. Os bispos revisam cada linha do roteiro e impõem adendos doutrinários. Nos cultos e na internet, exortam os fiéis a ver a série — que já bateu a líder Globo mais de uma vez na faixa das 11 e meia da noite. Sua trama tem sido usada, ainda, nos discursos religiosos. “O rei Saul tentou matar Davi porque Davi tinha o que ele não tinha: Deus”, sentenciou em seu blog Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo e apresentadora de um programa comportado sobre casamentos exibido nas tardes de sábado da Record.

Logo na abertura de Rei Davi, surge em close uma representação da Arca da Aliança, relíquia que estabeleceria uma conexão direta entre as doze tribos de Israel e Deus — mas cuja existência nunca foi amparada pela arqueologia. O empréstimo pela igreja do mote do filme Os Caçadores da Arca Perdida, de Steven Spielberg, se evidencia no nome de seu site na internet: Arca Universal. A certa altura da trama, Davi (Leonardo Brício) verá em sonhos o templo que somente seu filho e sucessor Salomão conseguirá construir: o primeiro dos dois edifícios desse tipo que, de acordo com a Bíblia, teriam existido em Jerusalém em tempos remotos (apenas do segundo desses, erigido por Herodes no século I d.C., há uma ruína comprovada, o Muro das Lamentações). Pois bem: valerá a pena conferir se a imagem de que a série vai sacar não será a da maquete da sede nababesca que a Universal está construindo na Zona Leste de São Paulo. A obra é vendida pela turma de Macedo, com a humildade esperada, como a terceira e mais monumental versão do Templo de Salomão. Elementos do Antigo Testamento são cultuados pelas igrejas neopentecostais em geral, e pela Universal com particular obsessão, por suas narrativas espetaculares. “Enquanto nos Evangelhos os milagres de Jesus são pontuais e mais discretos, nesses livros bíblicos Deus leva à vitória em guerras, aniquila inimigos e torna as pessoas ricas. Mas associar a construção de um novo templo à conquista de benesses assim é uma bobagem histórica”, diz o teólogo Luiz Felipe Pondé.

Rei Davi é a terceira incursão da rede nas séries bíblicas — as outras foram A História de Ester, em 2010, e Sansão e Dalila, no ano passado. É também o produto de maior ostentação já produzido pela Record. Para narrar a vida do herói que venceu o gigante Golias e se tornou rei de Israel, planejava-se investir 18 milhões de reais. Só que o orçamento logo subiu para 25 milhões e, segundo gente próxima à cúpula da emissora, pode estourar os 30 milhões. Mas a megalomania na TV é fichinha perto da megalomania terrena. O “Templo de Salomão” custará mais de 360 milhões de reais. Terá torres de concreto com 55 metros de altura e abrigará 10 000 pessoas. Em seu altar, haverá uma réplica da Arca da Aliança — a qual terá sua imagem projetada sobre um tanque de batismo, dando aos fiéis a sensação de estar se banhando nela. Curioso é que esses investimentos ocorram quando a igreja vê a arrecadação do dízimo minguar pela ascensão de concorrentes como a Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago, e a Record passa por uma fase de corte de gastos imposta por Macedo.

A estética kitsch do projeto do templo é comungada por Rei Davi. A série tem cenas de batalha grandiosas. Coreografada em câmera lenta, a luta de Davi com Golias também impressionou. Salta aos olhos que não houve economia, enfim — mas os detalhes entregam o gosto duvidoso. Davi e o rei Saul (Gracindo Jr.) saracoteiam pela Terra Santa com echarpes e microssaiotes. O profeta Samuel (Isaac Bardavid) e seus pares exibem turbantes carnavalescos. A série tempera as Escrituras com dramalhão mexicano. “Meu amor por você é tão grande que chega a doer”, já soltou uma personagem. Das dores da grandeza, não há dúvida, esse time entende.

12 comentários:

  1. eliana na globo em abril!!! será verdade? confira aqui http://blogjonathancruz.blogspot.com
    eliana na globo em abril!!! será verdade? confira aqui http://blogjonathancruz.blogspot.com
    eliana na globo em abril!!! será verdade? confira aqui http://blogjonathancruz.blogspot.com
    eliana na globo em abril!!! será verdade? confira aqui http://blogjonathancruz.blogspot.com
    eliana na globo em abril!!! será verdade? confira aqui http://blogjonathancruz.blogspot.com
    eliana na globo em abril!!! será verdade? confira aqui http://blogjonathancruz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quem e o o autor. Dessa nota ? Que ridículo criticar e fácil difícil e bater no Golias ( globo ). Com a Record faz difícil e ajudar milhoes como a universal faz

    ResponderExcluir
  3. é... falar assim só porque é a record; quando é a globo que investe milhões do dinheiro publico para fazer alguma coisa em sua emissora ninguém fala nada. Engraçado isso , hein... Vc também pertecem a globo???? Que se pertecem , vou deixar de ascessar AGORA MESMO!!!! Essa globo não dá paz mesmo... hein

    ResponderExcluir
  4. cadê meu comentário??? que falta de respeito!!! Será que não posso explessar minha opião???!!!

    ResponderExcluir
  5. O autor dessa notra deve ser um idiota com dor de cotovelo como pode um saite desses botar uma nota dessas sem direito de resposta isso é ridículo ta com do da rede esgoto.

    ResponderExcluir
  6. Já vi que os colunistas deste site são tendenciosos.
    Vou parar agora mesmo de acessá-lo. Tchau!!!

    ResponderExcluir
  7. BOM, O NEGÓCIO É O SEGUINTE:
    SE É UMA HISTÓRIA DA BÍBLIA,O QUE ESSES PASTORES DE MEIA TIJELA ESTÃO MEXENDO, POR ACASO ELES ESTAVAM LÁ PARA SABER SE É VERDADE???
    OU ENTÃO ELES QUEREM PUXAR SARDINHA PARA A IGREJINHA DELES....
    OBS: DAQUI A POUCO VAMOS VER O BISPO APARECENDO COMO ATOR SE PASSANDO POR DEUS, É O QUE ESTÁ FALTANDO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o que fala, pastores são pessoas ungidas do Senhor e a palavra de Deus diz: ai daqueles que tocarem no meu ungido.

      Excluir
  8. NOSSA, AGORA OLHA O BANDO DE BABA OVO DA RECORDPUXANDO O SACO DELA, ALIÁS SE TIRARMOS UMA FOTO DO BISPO DE CORPO INTEIRO VAMOS VER VÁRIOS AI EM CIMA PUXANDO O SACO DELE, QUE NOJO... E DEPOIS AINDA FALAM QUE A GLOBO É MANIPULADORA, TO VENDO QUEM MANIPULA AQUI!!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, março 11/03/2012

    ACHO QUE TUDO QUE FOR FEITO PARA MOSTRAR A HISTÓRIA, OS ENSINAMENTOS DE CRISTO, DEVE TER RESPEITO, DEVEMOS SEPARAR OS COMENTÁRIOS PARTICULARES,AS RIVALIDADES ENTRE AS EMISSORAS, POIS SE TIVESSE ALGO ERRADO NO SERIADO, ALGUM EPISÓDIO EM DESACORDO COM A BIBLIA, ACREDITO QUE A PRÓPRIA IGREJA CATÓLICA JÁ HAVERIA SE PRONUNCIADO.........

    ResponderExcluir
  10. Desde os primordios os povos brigam e discutem sobre qual a religião certa, qual a religião que Deus nos deixou? nenhuma!Analisem qual a causa de brigas, desentendimentos, assassinatos e outras atrocidades A RELEGIÃO. As duas perdições e enganos que existem no mundo são A RELIGIAO e o DINHEIRO. Por eles as pessoas enganam, roubam e matam em razão destes pecados que deixam o homem cego e burros. antes de alfenitarem uns aos outro no anonimato reflitam sobre o que discutem religião ou preferencia de emissoras, seja qual for o tema,a criação vem dos humanos falhos,fracos e frescos acham porque optaram por algo RELIGIÂO ou EMISSORA estão absolutamente certos e salvos. Ora parem! e pensem! seres manipulados. assinando ESTER

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV