sábado, 17 de março de 2012

ESPECIAL ADTV - "Chaves" o seriado imortal !

Inicialmente, existia um quadro de poucos minutos no programa do Chespirito de uma criança pobre e sem nome. Como esse quadro fez muito sucesso, em 1971 esse quadro ganhou nome, 'Chaves', e virou seriado. Era composto apenas pelo Chaves e Seu Madruga, os outros personagens foram acrescentados aos poucos. Em 72 finalmente temos a trupe completa e os personagens finalmente assumem as características marcantes que conhecemos hoje. Antes, por exemplo, 'Seu Barriga' ainda não era o dono da vila, só um cobrador de aluguel, seu madruga não usava sempre a camiseta preta, e Dona Florinda não usava os bóbis sempre. Um episódio desse período inicial que passou no Brasil é 'Seu Madruga leiteiro'; episódio raro que não é exibido mais pelo SBT.

Em 1974, a atriz que interpretava Chiquinha decidiu sair para gravar um programa de variedades. Por isso Bolaños criou dois personagens para preencher o buraco: Pópis e Nhonho. Nesse período, as crianças começam a frequentar a escola, e Girafales ganhou destaque consequentente.

Em 1975, Chiquinha volta, já que seu programa não fez muito sucesso. O sucesso do programa Chaves era tanto, que em 1978, os atores já eram celebridades, e graças aos investimentos maiores, começam os episódios musicais e os célebres episódios de Acapulco. Nesse ano também acontece o especial de Natal na casa do seu Barriga.

Infelizmente, no inicio de 79, é a vez de Quico decidir sair. Logo após, é o seu Madruga que sai. Por causa disso, em 1980, Chaves volta a ser um quadro do programa Chespirito. Para dar ânimo ao seriado, Bolaños cria um novo cenário: o restaurante da Dona Florinda. Notem que seu Madruga e Quico de fato não aparecem nesses episódios. O carteiro Jaiminho e Dona Neves são os personagens criados nessa fase do programa.

Em 1981 seu Madruga volta, e novos episódios são gravados até 1983, quando o seriado finalmente termina, sem episódio final.
Em 1988, Seu Madruga morre e Quico já não se dava bem com Bolaños. Mesmo assim, o seriado voltou a ser gravado. Basicamente, eram episódios na escola sem a presença de Quico, e alguns remakes com o Nhonho no lugar do Quico e Jaminho no lugar de Madruga. Entetanto, é nítido que com o envelhecimento, os atores perderam um pouco o ritmo. Essa fase pode ser acompanhada no programa 'Clube do Chaves' que passou no SBT alguns anos atrás, infelizmente, com aquela dublagem nova que os fãs não gostaram.

Essa segunda fase durou no México até 1992, quando a morte de Jaiminho e de Dona Clotilde sepultaram o seriado. Em 1995 é a vez do programa Chespirito chegar ao fim.
Atualmente, o programa é transmitido em quase toda a América Latina, mesmo após de muitos anos do fim do seriado, é comprovado que Chaves é IMORTAL.

Personagem:

Rubén Aguirre - Girafales
Ramón Valdés - Seu Madruga (falecido)
Florinda Meza - Dona Florinda
Edgar Vivar - Seu Barriga
Carlos Villagrán - Kiko
Roberto Gomez Bolaños - Chaves
María Antonieta de Las Nieves - Chiquinha
Horacio Gomez Bolaños - Godines (falecido)
Raul Padilha - Jaiminho (falecido)
Angelines Fernández Abad - Dona Clotilde (Nacionalidade: Espanha) (falecida)

Um comentário:

  1. Imortal e dá lucro.

    O SBT deveria tirar Raul Gil do ar e botar um programa evangélico que desse lucro, pois Raul faz programa evangélico e ainda dá despesa.

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV