segunda-feira, 19 de março de 2012

Record abraça "guerra religiosa" e mostra enriquecimento de bispo rival de Edir Macedo

Maurício Stycer.

Em dois vídeos divulgados no início do ano, o bispo Edir Macedo procurou associar o pastor Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial, concorrente da sua Universal, ao diabo. Num dos vídeos, Macedo aparece exorcizando uma mulher supostamente possuída pelo “demônio”, que diz: “Valdemiro é meu servo. Todos que estão lá dentro estão no pecado”.

Neste último domingo, a Record, de propriedade de Macedo, deu continuidade à denúncia, não com exorcismo, mas com uma reportagem de 26 minutos sobre “o apóstolo milionário” no programa “Domingo Espetacular”.

“Durante mais de quatro meses, nossa equipe seguiu a trilha do dinheiro, que começa na doação dos fiéis e vai parar no bolso do novo criador de gado do Pantanal”, disse Marcelo Rezende, repórter policial experiente, que conduziu a reportagem.

Irônico, Rezende falou do “milagre do enriquecimento” do pastor Valdemiro, em especial as duas fazendas adquiridas por ele no Mato Grosso. A reportagem prometeu mostrar “o paraíso que o dinheiro dos fieis da Igreja Mundial do Poder de Deus proporcionou a Valdemiro Santiago, o apóstolo.”

No esforço de ser didático aos espectadores da Record, Rezende parecia estar falando com os fiéis da Universal: “A área somada das duas fazendas é duas vezes o tamanho da cidade de Jerusalém, a terra sagrada dos cristãos”, disse.

Mas também usou imagens de compreensão mais direta: “Somando tudo, o investimento de Valdemiro no Mato Grosso chega a R$ 50 milhões em dinheiro, valor suficiente pra comprar 20 Ferraris 0 KM, o carro mais caro do Brasil, ou 10 coberturas em Nova York, a cidade mais cara do mundo”.

Na parte final da reportagem, Rezende lembrou que Valdemiro foi pastor da Universal, mas deixou a igreja de Macedo em 1998 para fundar a sua própria. “Para crescer rapidamente, Valdemiro ataca com violência a igreja a qual pertenceu, principalmente o bispo Edir Macedo”.

De passagem, sem se alongar, Rezende informou que Macedo é também proprietário da Record.

Sobre Valdemiro, o repórter da Record disse ainda: “Hoje esbanja uma vida de riqueza com direito a aviões, helicópteros e carros de luxo”. E concluiu a reportagem ouvindo um “especialista” da área tributária, que afirmou: “Eu diria que a exploração da atividade agropecuária é incompatível com qualquer atividade religiosa.”

Não é a primeira vez que Macedo usa a Record em benefício da “guerra religiosa” que trava contra rivais. Em novembro de 2011, o mesmo “Domingo Espetacular” exibiu uma reportagem de 39 minutos sobre um fenômeno religioso, encontrado em diferentes práticas neopentecostais, que a emissora ironizou chamando de “cai-cai”.

Como escrevi na ocasião, na prática, a reportagem foi um ataque impiedoso aos pastores que fazem apologia desta prática, com o objetivo de alertar eventuais fiéis de que o “cai-cai” é, na verdade, charlatanismo ou obra do demônio.

Dentro da emissora, o ataque ao “cair no espírito”, como também é conhecida a prática, foi visto como uma vitória de setores da Igreja Universal que defendem a utilização da Record no ataque aos adversários religiosos e, também, no esforço de recuperar o número de fiéis, que estaria em queda.

Como se vê, a utilização da emissora pela igreja continua intensa.

15 comentários:

  1. rezende parecia que estava falando de edi macedo

    ResponderExcluir
  2. Isso não e novidade que Valdemiro Santiago e a mulher são picaretas eles e os filhos e parentes todos não tem outra coisa a não ser viver do dinheiro da igreja,em 13 anos fez uma fortuna espetacular. Padre marcelo Rossi quer inaugurar o santuario a mais de 8 anos so com a venda de cd e livro ainda não consiguiu e valdemiro em 1 ano inaugurou cidade mundial dele pedindo direto dinheiro pros fanáticos, vai trabalhar valdemiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara falando assim parece q vc ta defendendo o tal do edir macedo. Vc ta louco?

      se o tal do valdemiro é ladrão e corrupto aonde vc acha q ele aprendeu isso? como o edir é claro!

      tem gente ingênua nesse mundo, mas no seu caso é burrice e ignorância mesmo.

      Excluir
  3. Esse valdomiro é um aproveitador enganador ludibriador e etc....ladrão

    ResponderExcluir
  4. o Valdomiro propôs
    que revelem o patrimônio dele e do edir macedo.



    o engraçado é que a record não fala dos escândalos dos pastores da universal

    eles querem criar uma rivalidade entre o povo De Deus

    não sou da igreja mundial
    sou da assembleia de Deus

    tomara que quem tiver engando a igreja pra se enriquesser
    se arrependa
    pois ele pode enganar o homem
    mas Deus não

    ResponderExcluir
  5. edir macedo e valdomiro toma vergonha na cara q vcs sao iguais enganadores dos enocentes

    ResponderExcluir
  6. edir macedo e valdomiro sao dois malandros todos iguais

    ResponderExcluir
  7. Deve ter sido o próprio bispo edir macedo que escreveu a matéria para o Marcelo Rezende ler... E o Marcelo Rezende deve ta fazendo escola com gugu liberato que fez jornalismo por correspondência... O que mais me admira é ver jornalista com a função de informar as pessoas se prestando a fazer propaganda para tomar os fiéis de outras religiões para arrecadar mais fiéis para o patrão...
    Eu não sei a quem o edir macedo serve, mas a Deus que não e se for a Bíblia dele é diferente...

    ResponderExcluir
  8. Deus deve ser mais respeitado por todos os fieis seja de que igreja for. Acho que numa tv que e concessao publica nao deveria ser admitido este estado de coisas. Agora querer passar a imagem de que o idiota e inocente isto e demais. Sera que as pessoas viram o mesmo video. Nao acredito porque se tiverem visto nao estariam dizendo o que dizem chorar em nome de Deus e pedir mil na conta pessoal e nao na igreja isso e demais. Quem e retardado quem fala ou quem escutou e finge que nao escutou.Esta verdadeira guerra nao leva a nada e o mesmo que ir as igrejas sejam quais forem e sair de la fazedndo a mesma coisa sem se aplicar a mea culpa. O paizinho mediocre, em vez de ficar vendo o que os outros paises fazem que e copiar o que e de pior nestes paises, precisamos assumir nossa identidade e começar a cobrar o que e melhor para nos. Onde nosso pais esta indo com essa especie de exemplos. Os herois ficaram no passado. Hoje so se copia e cria mediocridades e amebas que nao pensam. Onde esta indo nosso futuro, as nossas crianças com esses tipos de exemplo dados pelas igrejas todas elas de uma forma geral. O pior e que nossas instituiçoes que sao pagas com nosso dinheiro nao estao nem ai para o problema, nao estao solucionando nada, o pais esta a deriva porque os 3 poderes se omitem. Na justiça se leva 200 ou 300 anos para obter um resultado. Viva o Brasil.
    Viva o cabide de empregos pagos com o nosso suor.

    ResponderExcluir
  9. Essa irmã fala não so da mundial so da Assembleia de Deus e o Silas Malafaia que pede tambem pra fazer encontros pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Novidade*-*farinha do mesmo saco!!!!!!ô dó quem são eles,ô Deus justiça seja feita pelo o senhor!!acredito na minha religião,JESUS,MARIA,e JOSÉ!!!!!!

    ´´JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE´´vamos abraçar encher de glória o nosso Brasil!!!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV