Header Ads

Saiote de 'Rei Davi' encobre as beldades globais

Habituada a brigar pelo primeiro lugar em audiência copiando descaradamente os programas da Globo, a Record conseguiu recentemente atrair a atenção com algo que é, sem dúvida, a cara da emissora do bispo Edir Macedo: a minissérie bíblica Rei Davi. A estratégia de investir em um texto sagrado deu tão certo que o canal vem impondo empates e derrotas na audiência a seu maior rival e já decidiu produzir novas séries tiradas da Bíblia. O toque divertido dessa história toda é que Rei Davi, uma minissérie de homens barbudos, vestidos com saiotes e de armas em punho, que remetem o telespectador a quase um século antes de Cristo, vem fazendo beldades da Globo como Fernanda Lima e suas dicas eróticas em Amor & Sexo, ou Patricia Pillar e seus amassos em As Brasileiras, comer poeira.

Talvez tenha sido a ressaca do Carnaval – Rei Davi bateu a Globo pela primeira vez na quinta-feira após a folia – ou até o microssaiote usado por Leonardo Brício na pele do personagem-título, mas, segundo especialistas em teledramaturgia, os motivos para as vitórias da minissérie da Record no Ibope vão além da velha luta do sagrado contra o profano.

O sucesso de Rei Davi se faz de uma história universal e atemporal, em que se misturam um dramalhão rasgado e a eterna luta do bem contra o mal. “A questão religiosa é o que menos importa. Rei Davi se baseia em elementos clássicos do melodrama – como a disputa pelo poder, o sacrifício da mãe pelo filho e a busca pelo amor verdadeiro – que representam padrões dramáticos aos quais o público está habituado a assistir”, diz Claudino Mayer, pesquisador do Núcleo de Estudos de Telenovela da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro Quem Matou... O Romance Policial na Telenovela.

Na última quinta-feira de fevereiro, quando Rei Davi marcou 16,8 pontos contra 14,9 de As Brasileiras, no Ibope da Grande São Paulo, foi exibida a cena em que Selima (Bianca Castanho) morre no parto ao dar à luz o filho de Jonatas (Cláudio Fontana), herdeiro do rei Saul (Gracindo Jr.), líder de Israel. A autora Vivian Oliveira tratou a situação com alta dose dramática: fez o pai renegar o bebê recém-nascido e entregá-lo aos cuidados de uma criada para depois se isolar nas montanhas e, enfim, chorar copiosamente a morte de seu grande amor.

Na última quinta, em que o exército de Davi foi atacado pelos filisteus, a minissérie empatou com As Brasileiras, que teve a participação de Ivete Sangalo no episódio A Desastrada de Salvador. Globo e Record tiveram 12 pontos de média.

Valores e valores – Em Rei Davi, o melodrama clássico ganha reforços que contribuem para o êxito da série: a produção de 25 milhões de reais inclui efeitos especiais e as tramas paralelas se desenvolvem em meio a núcleos familiares, que sublinham o valor da união entre parentes, tema caro ao espectador.

A concorrência também tem dado uma forcinha para o bom desempenho de Rei Davi no Ibope. Composta de histórias irregulares, com textos fracos e personagens caricatos, a série As Brasileiras até agora não mostrou a que veio. E, como seus episódios são independentes, da mesma forma que os de Amor & Sexo, não fideliza o público como faz a minissérie da Record. Isso torna mais eficiente a troca de bastão entre Vidas em Jogo e Rei Davi, que vai ao ar após a novela com audiência média de 12 pontos.

O sucesso de Rei Davi é uma prova de que a originalidade ainda é a principal matéria-prima para gerar audiência na televisão. A aposta em séries bíblicas é um dos raros investimentos da Record que se descola estratégia da emissora de reproduzir formatos de programas consolidados pela Globo.

Créditos - Veja Online.

4 comentários:

  1. Record Copia Onde a Globo Seus Mentirosos, Quando Uma Pessoa Quer Fazer Site ou Blog De Audiencia Não Se Deve Ser a Favor De Uma So Émissora

    ResponderExcluir
  2. Não foi só a primeira vez que O Rei Davi bate a globo, mas vem sendo líder absoluto de audiência sempre derrotando assim a globo que não vale nada. Eu estou estremamente feliz com o crescimento da Rede Record e com a queda da globo, até porque eu exclui a rede globo da minha tv e estou encentivando todo mundo a fazer isso a rede esgoto pra mim não existe mais, e a rede globo vai cair por terra de uma vez por todas e vocês do adtv parem de ficar manipulando os pontos de audiência e parem de ficar sempre ao lado da rede globo, se continuarem assim vocês teram o que merecem que é um processo enorme nas costas.

    ResponderExcluir
  3. VCS DA ADTV SÃO UM BANDO DE BABA E PUXA SACO DA GLOBOO PORCARIA !!11

    ResponderExcluir
  4. toda essa imprenssa jornalista midia vivem a favor da globo todos uol veja bol e todos sao puxa saco da globo

    ResponderExcluir

Olá! Seja muito bem-vindo, nós já sabíamos, que você iria registrar seu comentário nesta informação. Para interagir é fácil. Redija seu comentário, em seguida marque uma das opções da caixa comentar como. Coloque seus dados eletrônicos, mas atenção nada de caracteres especiais (@, _ etc). Ok. Preencha os caracteres de verificação de pessoas reais, e aguarde nossa apuração.

Sua opinião é muito importante para a construção da sabedoria humana.

Atenciosamente - Editores Audiência de TV

Tecnologia do Blogger.